Logomarca TSNet
banner
Para não silenciarmos a Fotografia

Acervo Iconográfico do Museu Histórico Regional (MHR) não disponibilizará imagens para a comunidade durante o período de organização e acondicionamento destas

A fotografia nas últimas décadas vem adquirindo status de fonte histórica fato impensável até meados do século XX, pois nesse período a iconografia era utilizada como mero complemento textual, um elemento ilustrativo das pesquisas, dos artigos enfim dos trabalhos destes pesquisadores que creditavam ao documento escrito a verdade absoluta dos fatos, sendo a principal, para não dizer única fonte histórica, utilizada por esses profissionais.

Para realizar a leitura dessas imagens, perceber em suas entrelinhas aspectos do passado faz-se necessário uma análise cuidadosa onde o historiador, o pesquisador em geral, deve atentar para o contexto em que essa fotografia foi produzida, quem era o fotografo, o que a mesma queria mostrar. Sabe-se, que as concepções culturais, o contexto ao qual o pesquisador está inserido também direcionarão esse olhar, apontarão ao caminho da interpretação da fonte. Mas para que possamos indagá-las, é necessário que as mesmas sejam conservadas, preservadas.

É com esse propósito que comunicamos a comunidade Passofundense que o Acervo Iconográfico do Museu Histórico Regional de Passo Fundo (MHR), que possui cerca de 4.000 imagens (entre digitalizadas e suportes físicos) estará em fase de organização e acondicionamento e por esse motivo não disponibilizará, durante o período organizativo, fotografias bem como outras imagens que compõem o mesmo. Lembrando que este processo de adequação do acervo é resultado do Prêmio de Modernização de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) ao qual o MHR foi contemplado, com R$ 50.000,00, no final de 2011.

Enfim, “proteger”, amenizar a deterioração sofrida por tais documentos fará com que possibilitemos a utilização desses indícios do passado pela comunidade, que permitamos contextualizá-los e assim construirmos e compreendermos o processo histórico que constituiu o espaço onde vivemos.

 

 
© 2011 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI