Logomarca TSNet
banner
Exposição "ACERVO E HISTÓRIA"
Dia 01/02/2011 a 17/04/2011.

A palavra acervo significando lembranças guardadas e história à leitura sobre estas lembranças, o Museu Histórico materializou-as na exposição Acervo e História, proporcionando a reflexão sobre o meu lugar, o seu lugar, o lugar de todos.

O acervo possibilita a observação de ruas, de avenidas, os prédios nelas construídos, as praças da cidade, percebemos um certo movimento de tempo entrecruzando presente e passado. Esse entrecruzamento de tempos é a materialização de memória no desenho moderno da cidade. Nessa exposição, a mostra de acervo enfatiza as ruas e as praças de Passo Fundo.

Na cidade onde a gente mora há um caminho, uma estrada uma avenida, todo caminho é caminho, estrada é sempre estrada; e, àquela avenida, àquela avenida onde fica a casa da gente, sintetiza em seu trajeto o caminho dos coroados, a estrada dos caboclos, dos tropeiros e estancieiros. É, isso mesmo! O chamado caminho Curiti dos Pinhais, a estrada do Comércio e hoje a avenida Brasil! Onde fica a casa da gente? Fica aqui, nesta avenida, leste a oeste, norte a sul, e na pluralidade de seus cruzamentos paralelos, diagonais, etc.

A Praça Marechal Flroiano, a Praça Antonino Xavier, Praça Tamandaré, entre tantas outras, levam o nome de homens que preteritamente pensaram, marcaram e defenderam este lugar, meu lugar, seu lugar, nosso lugar: a cidade. A praça como lugar de sociabilidades, de recreação, de democratização observa ao longo do tempo, crianças, mulheres, homens nela cruzarem, centrem, descansarem, brincarem!

Ruas e praças duas formas de testemunho do tempo vivido de uma sociedade é contemplado na Exposição Acervo e História que se constitui de um pequeno acervo de fotos, objetos de época, documentos, etc., Que nos dá possibilidades de leitura da cidade e sua significação através do patrimônio arquitetônico urbano e cultural, vislumbrando seu processo histórico.

 
© 2011 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI