Exposição Extra-muros - A História de Passo Fundo sob o olhar de Deoclídes Czamanski |
DEOCLIDES CZAMANSKI (Fotógrafo, 1922-2005) Fotografia e História Tomando emprestadas as reflexões que faz Jeziel de Paula sobre fotografia e história queremos dizer que, apresentada ao mundo em Mais tarde observou-se que a imagem fotografada não é neutra, mas intencional e culturalmente codificada, pois não haveria possibilidade de se representar o real, pois em última análise, não há realidade fora dos discursos sobre ela. Essa reação contra o ilusionismo do real procurou analisar a imagem como uma formação arbitrária e ideológica, pois a fotografia poderia estar ligada ao um efeito do real. Para fugirmos da percepção da fotografia como reflexo do real e também como refração ilusionista, optamos em tomá-la como um signo, entendendo por tal, tudo aquilo que represente algo distinto de si mesmo, seja como objeto, forma ou fenômeno. Sob este aspecto, a fotografia fornece importante apoio documental, pois para o historiador, impossibilitado de presenciar seu objeto de estudo, o que interessa para o conhecimento histórico não é propriamente o visível, mas o inteligível. Deoclides Czamanski, personagem principal desta exposição é o maior produtor de imagens de Passo Fundo, foram mais de dois milhões de fotografias retratando, pelo seu olho, instantâneos da vida da cidade e da vida na cidade. O acervo do “seu” Czmanski é patrimônio documental da história de Passo Fundo, a partir dele já se produziu, se produz e se produzirão saberes históricos variados, pois suas lentes captaram amplamente a cidade e suas gentes de diferentes ângulos. A contribuição do Museu Histórico Regional com esta exposição é tão somente chamar a atenção para outros tantos olhares que por certo virão das imagens signos de Deolclides Czamanski.
Texto elaborado pelo Prof. Doutor Haroldo Carvalho, em agosto de2007 Período - 02 de agosto a 30 de agosto de 2010 Faculdade Direito UPF - Campus I |