Logomarca TSNet
banner
7ª Primavera dos Museus

Como as árvores que florescem na primavera, assim também aconteceu com os museus na última semana, desabrochando ideias, reflexões, conhecimento. Os Museus realizaram uma série de eventos visando a discussão do tema “Museu, Memória e Cultura Afrobrasileira”.

As iniciativas integraram a 7ª Primavera dos Museus, evento proposto pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) que lança o tema e convida todos os Museus do país a desenvolverem atividades relacionadas a ele no inicio da primavera. Em Passo Fundo o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e o Museu Histórico Regional promoveram uma série de atividades, entre palestras e apresentações artísticas para contemplar o tema.

No ciclo das conferências, que ocorreram na Academia Passo-fundense de Letras, o professor Manoel José Ávila da Silva, ex-coordenador da Assessoria Pedagógica de Relações Étnicas da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, abriu as atividades na tarde de quinta-feira (26) com palestra de formação para educadores, sobre a obrigatoriedade do ensino da cultura afro em instituições de ensino.

Na noite de sexta-feira (27), o diálogo comandado por Valmir Ferreira Martins, conhecido como Baba Diba de Iyemonja, coordenador do núcleo RS da Rede Nacional de Religião Afro e Saúde, discutiu os conflitos e perspectivas das religiões de matriz africana.

Aliado ao Projeto Arte no Espaço Cultural, o qual busca reafirmar para a comunidade passo-fundense o espaço dos Museus como lugar coletivo de promoção da cultura, a 7ª Primavera dos Museus ofereceu a contação da Lenda da Mãe Preta e outras histórias de temática regional para os alunos da Creche SAMI, com a contadora de histórias Cibele Hübner na área externa dos Museus na tarde de sexta-feira (27).

 

Mas assim como a estação, a sétima primavera dos museus não durou apenas uma semana, aberta no dia 21, a instalação “África e Brasil, encontros culturais II”, produzida por acadêmicos do curso de artes visuais da UPF, ainda pode ser visitada no espaço Arte ao Ar Livre do MAVRS.


 
© 2011 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI