Logomarca TSNet
banner
Exposição A Constituinte na Imprensa

site1

             A carta magna, estabelecida no Estado do Rio Grande do Sul em 03 de outubro de 1989 pela Assembléia Legislativa seguindo as determinações federais de 1988, anunciava em seu preâmbulo, já sobre a forma de texto constitucional, as seguintes definições:

        “Nós, representantes do povo Rio-Grandense, com os poderes constituintes outorgados pela Constituição da República Federativa do Brasil, voltados para a construção de uma sociedade fundada nos princípios da soberania popular, da liberdade, da igualdade, da ética e do pleno exercício da cidadania, em que o trabalho seja fonte de definição das relações sociais e econômicas, e a prática da democracia seja real e constante, em formas representativas e participativas, afirmando nosso compromisso com a unidade nacional, a autonomia política e administrativa, a integração dos povos latino-americanos e os elevados valores da tradição gaúcha, promulgamos, sob a proteção de Deus, esta Constituição do Estado do Rio Grande do Sul”.

             A expectativa que a nova constituinte gerou na população foi amplamente divulgada pela imprensa da época. A mesma que a poucos anos sofrera com as leis de censura impostas pelos governos ditatoriais, agora era porta-voz da nova pátria que se moldava. E essa já emanava ares de transformação. Mesmo os mais cautelosos ou descrentes nas mudanças positivas, avaliavam o momento como decisivo para o destino do país.

         Os banners que compõem a exposição foram produzidos pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e apresentam a repercussão da Constituinte na Imprensa Gaúcha da época. Na exposição, o visitante poderá visualizar através de fotografias, reportagens jornalísticas e trechos de pronunciamentos oficiais, etapas desse grande momento. Para compor a exposição, recortes de jornais locais que também acompanharam as mudanças e expectativas que a nova Constituinte gerou.

 

Camila Guidolin
Acadêmica do Curso de História VI nível e estagiária MHR

 
© 2011 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI