Logomarca TSNet
banner
Instrumentos Musicais

intrumentos

A música acompanha a história da humanidade há muito tempo, estudos etnográficos, atuais, sobre povos primitivos mostram a existência de elementos de ordem musical, rítmico-melódicos, ao invés da palavra articulada, como processo de comunicação na vida cotidiana.

Existem várias definições para o entendimento sobre o que é Música, mas é consenso de boa parte das pessoas que a Música é ARTE ao acrescentar a parte espiritual e moral, e é CIÊNCIA, submetendo-se a regras físicas e matemáticas  podendo nos levar ao infinito e encerrando diversos sentimentos,  segundo PAHLEN, 1966, p. 11.

A música é uma arte sonora que acompanha a humanidade desde os tempos mais remotos, trazendo consigo a cada século inúmeras inovações pelo lado instrumental. As primeiras civilizações como é o caso a Mesopotâmia, Persa, Egito já tinham em seu cotidiano algum tipo de instrumento direcionado a criação de sons, seja ele de percussão, sopro, corda ou de os próprios membros do corpo humano.

Atualmente existem inúmeros tipos de instrumentos espalhados pelos continentes, e com o avanço da tecnologia existiu até rumores de que os instrumentos artesanais perderiam espaço no mercado ou até desapareceriam. De fato ocorreu o oposto, pois os instrumentos artesanais como a flauta, sanfona, acordeom, cavaquinho, bandolim, citara, violino, contra-baixo, gaita de fole e outros tantos que conhecemos, são hoje muito valorizados por colecionadores e músicos.

Constata-se no cotidiano através de observações, que todos nós temos um gosto por algum estilo musical. Mas uma grande parte segue uma moda imposta pela mídia e não observam o passado da música e de seus instrumentos, como uma conseqüência do existe hoje de mais moderno.

A história dos instrumentos musicais é fragmentada e foi reconstituída através do legado deixado por vestígios históricos. Como exemplo, podemos citar a harpa, a flauta e os instrumentos musicais de percussão, que são alguns dos mais antigos. A harpa teria se originado dos arcos de caça que faziam um barulho ao roçarem na corda, eram feitas de fios de crina de cavalo ou de tripas de animais. As flautas eram feitas de madeira e algumas de suas variações, como as ocarinas de barro. Os instrumentos musicais de percussão: os tambores, feitos de peles de animais; os chocalhos (que já foi utilizado para conduzir e ajudar a guarda do gado) podiam ser feitos de sementes ou guizos de cobras.

Apresentamos um conjunto de instrumentos musicais do acervo do Museu Histórico Regional de também do Acervo do Instituto Menino Deus, assim como de acervos particulares para promover esta exposição que tem por objetivo inspirar os visitantes a perceberem o universo dos instrumentos musicais.


Período - 19 de novembro a 20 de dezembro de 2008

 
© 2011 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI