Logomarca TSNet
banner
Mídia e Ditadura & Ditadura da Mídia
<< Próxima Exposição                                                         Voltar para a lista                                                         Exposição anterior >>
 
Chega a Passo Fundo a exposição que foi sucesso em 2013, no Museu da Comunicação José Hipólito da Costa em Porto Alegre, fruto de pesquisa e concepção da passo-fundense Dagmar Camargo, tendo como motivação o resgate de um fato histórico familiar não registrado em livros ou jornais e que ocorreu na Ditadura Vargas no Estado Novo na casa que seus avós construíram no início do século nesta cidade.
 
Seu avô Frederico Dreher veio da Alemanha no início do século passado e construiu seu 1º rádio receptor em 1929 (na imagem anexa com suas filhas Vitória e Elisabeth Dreher – mãe de Dagmar) que em 1942 foi apreendido pela polícia bem como todo material de sua oficina na Rua Moron como se fosse um transmissor nazista e seu criador injustamente acusado de “quinta coluna”.
 
Recuperado em 2008 estará na exposição no Museu Histórico regional dentre outras peças do acervo junto de 13 Banners que, retratam textos e imagens desta pesquisa feita no Memorial do RS (arquivos do DOPS); no Arquivo Histórico da UPF, no acervo do Museu da Comunicação José Hipólito e com arquivos da família. Aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e pelo Memorial da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Além de resgatar esta história mostram como a censura na ditadura interviu diretamente em toda a informação e na produção cultural e jornalística no Brasil, como a imprensa participou e ainda como hoje o monopólio da mídia se sustenta.
  
Dagmar Camargo
Fotos: Ricardo Carvalho
 
© 2011 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI