Logomarca TSNet
banner
Otelo Ribeiro - SESC Passo Fundo
 
Otelo Ribeiro nasceu em Santiago em 31 de janeiro de 1931. Filho de Epaminondas Marcelino Ribeiro e Brasilícia Gomes Ribeiro. É o 4º filho de 7 irmãos (Marieta Ribeiro Mann, Catarina Ribeiro Bertollo, Genesa Ribeiro Bellochio, Jari Ribeiro, Fabrício Ribeiro e Marilene Ribeiro Azolin).
 
Seus primeiros estudos foram na Escola Estadual Apolinário Porto Alegre em Santiago. Em 1944 ingressou no departamento de Correios e Telégrafos, atual Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Em 1949 foi removido para a Diretoria Regional de Santa Maria onde permaneceu até 1956 quando foi transferido para Passo Fundo. Nesta cidade começou a demonstrar sua tendência para as Artes Plásticas tendo lhe sido oferecido uma bolsa de estudos no Instituto de Belas Artes.  
 
Desenvolveu vários trabalhos significativos em Passo Fundo como o desenho do projeto artístico da entrada do pórtico de Rodeios de Passo Fundo, no parque da Roselândia. Fez ilustrações de vários livros.
Exposição individual de quadros, desenhos com motivos gauchescos, religiosos, culturais e pórticos na galeria de Artes do Centro Cultural Aureliano de Figueiredo Pinto, de 04 a 31 de outubro de 2012.
 
Participou de uma exposição coletiva de artistas santiaguenses em junho de 2013 no Centro Cultural de Santiago.
 
É casado com a pianista Dinorá Campello. Tem feito várias exposições no Centro Cultural de Santiago, Feira do Livro da Prefeitura Municipal e Estação do Conhecimento, onde tem obras permanentemente expostas dos seus trabalhos em pintura, desenho e esculturas.
 

 
 
© 2011 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI