Logomarca TSNet
banner
Meios de Comunicação e a Evolução Tecnológica - FAC/UPF
 
Entre jovens leituras e altas tecnologias que aproximam (ou não) cada vez mais as pessoas, o Museu Histórico Regional apresenta uma parte do seu acervo representativa de algumas das diferentes formas de comunicação utilizadas durante o século XX. 
 
Sejam movidos à manivela, pilha ou eletricidade, cada objeto teve seu significado e importância de acordo com sua época, e podem nos ajudar na interpretação desses períodos históricos. Assim, foram selecionados objetos que pudessem representar, ou ao menos nos remeter a determinado período ou tecnologia.
 
Do telegrafo ao celular, da máquina de escrever de índice ao computador, a exposição traz objetos datados da primeira década do século XX até os anos 1990. Talvez por isso, alguns deles ainda são bem conhecidos e poderiam inclusive estar em uso, mas foram atropeladas pelo ritmo das inovações tecnológicas dos últimos anos.
 
Mais do que conhecer tecnologias há muito superadas – outras nem tanto -, convidamos o visitante a pensar que durante todo o século XX foram inúmeras as inovações e melhorias que cada vez mais facilitaram o contato entre as pessoas, evolução essa que aumentou consideravelmente rápido nos últimos anos. Fica a dúvida se a qualidade das nossas comunicações acompanha esse avassalador desenvolvimento tecnológico.
 
Joana Lizott
Museóloga
 

 
 
 
© 2011 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI