Logomarca TSNet
banner
Meios de Comunicação e Tecnologia: Uma viagem no tempo

O Museu Histórico Regional apresenta a exposição “Os Meios de Comunicação e Tecnologia - Uma viagem no tempo”, trazendo uma nova concepção em suas exposições e uma abordagem ainda mais interativa para com o público. Voltaremos no tempo com o intuito de descobrir como os meios de comunicação foram se aprimorando, apoiados nas grandes invenções e nos avanços tecnológicos e como isso interferiu diretamente na vida das pessoas.

Desde as primeiras formas de comunicação, constatadas através das pinturas rupestres na pré-história, o homem já demonstrava a necessidade de se expressar. Isso ocorreu em um momento em que ele se reconhece como um sujeito social que necessita expressar seus sentimentos e ideias, bem como narrar as experiências vivenciadas em seu cotidiano. A descoberta da escrita possibilitou o aprimoramento da técnica de se comunicar, tornando possível a socialização da informação e o desenvolvimento técnico dos meios de comunicação.

A exposição apresenta um recorte na Historia da humanidade, abordando quais meios ou instrumentos o homem utilizou para se comunicar ao longo do tempo, refletindo sobre as transformações ocorridas desde as primeiras pinturas à era digital. Atualmente a vida contemporânea é pautada pela tecnologia digital. A internet nos faz refém de seu uso devido à praticidade, rapidez e eficácia para nos comunicarmos e nos informarmos. A comunicação se tornou ágil, fácil e acessível, mas para chegarmos aos tempos de e-mails e publicações no Facebook, como tudo começou? Como os suportes e veículos de comunicação foram se aprimorando para chegarmos ao ponto em que o mundo virtual confunde-se com o real? Como já dizia o velho guerreiro, “quem não se comunica, se trumbica”... Uma Boa Viagem!

 

 

EM BREVE

 

O museu compreende a necessidade de se adequar aos avanços tecnológicos. Por conta disso, o MHR se apropria deste meio e passa a fazer uso de QR Codes nesta exposição. Aqui criamos um ambiente interativo, usando deste meio para transmitir informações dos objetos e elementos expostos no museu, além de vídeos, fotos e sites que possam agregar conhecimento ao tema. Siga o passo-a-passo de como usufruir do QR Code além, claro, das vantagens que o seu uso trás, onde quem mais sai ganhando é você.

 

 
© 2011 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI