Logomarca TSNet
banner
Exposição " Há 100 Anos "
HÁ 100 ANOS

          No dia 25 de julho de 1911, a tranqüilidade do pequeno município de Passo Fundo era interrompida por um foguetório que anunciava a inauguração do novo prédio da Intendência Municipal. Como as antigas instalações já não comportavam a estrutura administrativa da cidade o novo prédio atendia a essa necessidade tornando-se , também, um marco do rápido crescimento local – considerado a edificação mais imponente desde a virada do século e potencializado pela instalação da estrada de ferro – afirmando o ideal de progresso, tão buscado na época.
         Esse mesmo ideal fez com que, em 1976, a sede do poder Executivo fosse novamente transferida, mostrando uma nova etapa do desenvolvimento urbano. Assim, o prédio, antes símbolo da modernidade e do poder político, foi deixado de lado e, após algumas discussões quanto recursos quanto a seu futuro – onde se cogitou sua demolição para venda do terreno, gerando recursos para a instalação de um parque industrial no município – passou a ser utilizado para abrigar principalmente algumas secretarias, e depois órgãos como a Junta Militar.
          No ano seguinte, 1977, foi inaugurado no local o Museu Histórico Regional Cultural, uma primeira tentativa de se resgatar e preservar a história da região, porém o descaso com a memória patrimonial da cidade já era comum, levando a sua desativação no inicio da década de 1990. Se acervo permaneceu praticamente abandonado até o ano9 de 1996, quando um convênio entre a UPF e a Prefeitura Municipal proporcionou a reinauguração do espaço.
          Hoje o local abriga o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e o Museu Histórico Regional, que traz a exposição “Há 100 Anos” comemorando centenário da inauguração do prédio e também da fundação da Escola Protásio Alves (antes Colégio Elementar). Essa exposição articula a idéia de desenvolvimento a partir do poder público e da educação municipal, apresentando objetos, fotografias e o relato de algumas pessoas que acompanharam esse processo.
          O MHR e o MAVRS estarão abertos ao publico de Terça a Sexta das 09:00 às 18:00 horas, e no Sábado e Domingo das 14:00 às 18:00 horas. A entrada é franca.
Autores:
Cristiano Meirelles, Davi Rodrigues da Silva, Priscila Batistel Pulga e Raquel Lírio.
 
Estágiarios do MHR,
Academicos do Curso de História - UPF
 
DSC01493 DSC01494 DSC01522 DSC01501 DSC01514 dsc_3224 dsc_3226

Divulgação: UPF

apoios_mhr

 

 
© 2011 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI