Logomarca TSNet
banner
Filme no Museu

FILME NO MUSEU

Em cartaz “Hey Arnold, o filme”

 

O Museu Histórico Regional convida a comunidade para a exibição do vídeo “Hey Arnold, o filme”. Produzido pela Nickeldeon Movies em 2002, dirigido por Tuck Tucker, roteiro de Craig Bartlett, com aproximadamente 75 minutos de duração.
O herói de “cabeça de bigorna” enfrenta uma aventura para salvar seu bairro da destruição para construção de um enorme shopping center. Evitando que as lembranças e as memórias de seus vizinhos e familiares sejam destruídas junto com os espaços que constituem seu bairro, Arnold e seus amigos descobrem que as ruas em que brincavam quando crianças foram marcadas por um “acontecimento histórico” chamado de o “incidente do tomate”.
Arnold inicia uma busca por um documento para comprovar que seu bairro é um “patrimônio histórico”, e portanto não pode ser destruído. “Hey Arnold, o filme”, mostra que a importância de preservar edifícios, ruas, praças, enfim, todos os espaços que constituem o lugar onde moramos é fundamental para nossa identidade, e que podemos sim fazer a diferença frente ao abandono e descaso com a memória das nossas cidades.
 
Atividades de ação pedagógica: depois de assistir o filme, as turmas serão convidadas a realizar um trabalho pensando nas lembranças e memórias do seu próprio bairro, mostrando que fazem parte do “patrimônio”, da “memória patrimonial”, não apenas “antigos prédios”, mas todos os espaços que desenvolvemos uma ligação afetiva.
Depois da atividade, as turmas serão convidadas a visitar a exposição “Há cem anos”, que comemora o centenário do prédio do Museu Histórico Regional e da E.E.E.M Portásio Alves, mostrando que assim como os alunos tem lembranças dos lugares onde moram, fazem atividades, etc. Existem alguns espaços que guardam “acontecimentos” que marcam a história de toda uma cidade.
Acompanhados e orientados pelos estagiários do curso de História do M.H.R.
Público Alvo: destina-se especialmente a turmas de ensino fundamental – 5º ao 7º ano (9 aos 12 anos). – 30 alunos no máximo.
Período para agendar: atividade prevista para o mês de novembro/2011.
Duração: 3h.

 



Exibição do episódio “Os pioneiros”, da série “Continente de São Pedro”

 

O Museu Histórico Regional convida a comunidade para exibição do episódio “Os pioneiros”, dirigido por Roberto Tietzmann, que faz parte da série produzida pela RBS TV, “Continente de São Pedro”, sob direção geral de Gilberto Perin.

Para pensarmos a história dos povos que habitavam o Rio Grande do Sul muito tempo antes da chegada do colonizador europeu é necessário recorrer ao trabalho da arqueologia. “Os pioneiros” demonstra como diferentes objetos (pedra lascada, pedra polida, cerâmica) foram encontrados pelo trabalho de arqueólogos e como podemos compreender um pouco a história desses grupos humanos a partir da cultura material.

A cultura material é fundamental para entender o modo de vida de povos que não desenvolveram a escrita, como as comunidades nativas que habitaram os atuais territórios sulinos e em especial a região onde hoje se localiza Passo Fundo.

 Atividades de ação pedagógica: depois de assistir o episódio “Os pioneiros”, os alunos serão convidados a reproduzir com argila objetos de cerâmica próprios das culturas que habitavam o Planalto Médio. O objetivo é demonstrar, a partir do trabalho dos participantes, as técnicas utilizadas na fabricação dos objetos, como eram decorados e a partir das produções dos participantes, esclarecer a importância da cultura material de diferentes grupos humanos como fonte histórica.

As atividades são acompanhadas e orientadas pelos estagiários do curso de História do M.H.R.

 Público Alvo: turmas de ensino fundamental e médio – 30 alunos máximo.

Período para agendar: atividade prevista para novembro de 2011.

Duração: 3h.

 
© 2011 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI