Logomarca TSNet
banner
Dicas de Visitação

dicas_de_visitacao

Antes

Antes de agendar a visita de sua turma, não deixe de ir até o MHR para conhecer o acervo, a exposição, os serviços oferecidos (mediação, multimídia, lojinha) e as atividades planejadas para que essa experiência seja mais interessante e significativa.

Em seguida, você deve procurar saber os dias e horários disponíveis, a duração da visita e se há local disponível para fazer o lanche. Este é também o momento de fornecer os dados da sua escola, série, número de alunos e de professores que acompanharão a turma. Não se esqueça de informar ao museu sobre necessidades especiais.

Um bate-papo com os mediadores será de grande ajuda para montar um roteiro prático de visitação, que atenda seus objetivos. Os mediadores irão orientá-lo também sobre as normas de visitação.

Em sala de aula, é importante que você desperte a curiosidade dos alunos a respeito do que eles irão ver. A palavra memória pode ser o fio condutor que o levará a falar da importância do museu e de se preservar nosso patrimônio.
 
Durante

É importante cumprir o horário combinado e, se possível, chegar com antecedência. Em caso de imprevisto, não se esqueça de avisar ao pessoal do museu.

Durante a visita e demais atividades, os mediadores nem sempre conseguem atender a todos. Por isso, eles contam com a sua colaboração na disciplina e condução da turma.

O momento da visitação é um processo no qual todos estão interagindo e aprendendo. É indispensável que você participe ativamente registrando com seus alunos as observações, pedindo explicações, lendo algumas etiquetas. 

Depois

Ao final da visita, você pode contribuir para aperfeiçoar o atendimento do museu, com sugestões.

De volta à escola, é hora de pensar a experiência. Para que a visita ao museu adquira significado no contexto de sua disciplina, é preciso que uma ação pedagógica planejada e adequada a idade e série seja desenvolvida. O MHR possui projetos que podem ser desenvolvidos na escola, solicite orientação.
Contato
(54) 3316-8586 / 8587
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 
© 2011 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI