Logomarca TSNet
banner
Exposição Passos de Papel - Tadeu Vilani

web

 O Museu Histórico Regional em conjunto com a Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo apresenta a exposição fotográfica “Passos de Papel” do fotojornalista Tadeu Vilani.

Tadeu Vilani trabalha com o conceito de fotografia a partir dos filmes neo-realistas italianos, especialmente no que tange ao preto e branco e a dramaticidade desses filmes, características que são visíveis no trabalho do fotógrafo. Desde 2000, começou a fotografar as etnias que construíram o Rio Grande do Sul.Iniciou com os descendentes de imigrantes italianos, depois com os descendentes de poloneses e alemães. Atualmente se dedica a fotografar os negros gaúchos.

Além de ter trabalhado com as etnias gaúchas, fotografou ainda a retirada dos trabalhadores da vila Dique, localizada próxima ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. No início de 2011, juntamente com o fotógrafo Jorge Aguiar, forma o coletivo Milvus, que fotografou o cotidiano do bairro Umbu, na cidade de Alvorada.

A presente exposição, “Passos de Papel”, apresenta o cotidiano de papeleiros da cidade de Passo Fundo.Entre as cenas retratadas pela lente do fotógrafo, foram cristalizados momentos do trabalho,de brincadeiras das crianças, as moradias, a religiosidade, diferentes formas de sociabilidade, a sensibilidade e carinho entre mães, pais e filhos.

No dia 8 de março, quando celebramos o dia internacional das mulheres, gostaríamos de apresentar essa exposição como homenagem às mulheres, pois nas fotos que compõem a exposição, é marcante a participação e a presença das mulheres na vida das comunidades retratadas.

Além de uma singela homenagem às mulheres e aos papeleiros, também é importante prestar atençãoàs condições de vida desse grupo da sociedade.As fotografias de Tadeu Vilani nos permitem refletir sobre a situação em que os papeleiros se encontram. Visitar a exposição “Passos de Papel” é encontrar o jornalismo, que retrata os problemas enfrentados pela falta de estrutura dessas comunidades, e a arte, expressa em um conceito de fotografia que apresenta o cotidiano dessas pessoas com imagens escuras, profundas e humanas.

 

Professor Msº Eduardo Roberto Jordão Knack

 

logos 

 
© 2011 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI